Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O movimento dos antibobagemnaTV


Como sempre um zilhão de coisas sobre as quais quero falar, um milhão de pensamentos acerca de inúmeras coisas.
Gostaria de falar sobre o Rio de Janeiro e a catástrofe mais previsível do universo, ocorrida pela soma de fatores naturais altamente calculáveis, moradia irregular e descaso por parte dos governantes, etc.; também gostaria de falar dos altos índices de alagamentos nas zonas urbanas e rurais de todo o país; gostaria de mencionar inclusive e principalmente o absurdo descaso das autoridades perante a cidadícula que eu habito, ruas esburacadas diante da mais fina chuva imagina após todo esse aguacero de verão; árvores caindo sobre córregos, abrindo imensas crateras em frente à órgãos públicos; lama e mais lama porque metade da cidade não é asfaltada; alagamentos nos bairros, sempre os mesmos bairros, e às vezes uns outros mais, tão previsível e calculável que até uma criança de 5 anos pode dizer: - é, minha rua vai alagar.; De fato há tantos problemas sociais que poderíamos escrever um livro, daqueles de 1.000 páginas... Mas será que escrever faria alguma diferença??/
Sinceramente eu penso agudamente sobre a dor do mundo, crianças abandonadas se misturando à paisagem urbana mal nutrida e drogada dos pedintes; pessoas na linha fina e cambaleante da miséria, cheias de fome e revolta, machucadas por maus pensamentos; há tanta dor e horror que uma hora pensando nisso deixa o mais otimista em depressão profunda, e por isso aprendemos desde cedo: cuide de si mesmo. É o que estou fazendo, muito bem obrigada, aliás, com algumas falhas periódicas pra dar uma emoção na gangorra da vida. Mas tenho pensado muito no quanto a falta de mecanismos hábeis a modificar o pensamento das pessoas faz falta.
Caramba!!! A sociedade é de fato manipulável, já previa Huxley e Orwell em seus sentimentos mais profundos acerca do controle social. Foucault então poderia ser chamado de profeta. De fato eu gostaria de escrever sobre todo o meu sentimento acerca de tanta dor e horror no mundo, mas meus olhos não são capazes de ver tudo e sei que de tão microorganismo que sou é preciso se ater ao que seus olhos são capazes de ver. Espero ainda olhar o universo, e de perto, expandir minha mente inquieta em direção à amplitude, já diz a frase que enuncia este blog: - Eu não tenho paredes, só tenho horizontes... ou qualquer coisa assim. De fato, as paredes me deixam claustrofóbica, quem dirá as parentes mentais, essas devem me dar crise de pânico ou algo semelhante. Pois bem, obedecendo aos dizeres de seja lá quem for que menciona o fato de somente falarmos o que realmente temos propriedade, preciso, devo e quero falar das porcarias da Tv, manipulante e manipualda. PUTA MERDA! Um monte de gente morrendo afogada em água da chuva e a globo falando de amor, picuinha e tramas fictícias com Antônio Fagundes e mulheres gostosas. Também tem o SBT, do quase menos rico homem S, tarado e ridículo, chamando aquela tal de Amanda num sei das quantas de gorda. E o povão adora.
Confesso que de programação em programação, quando a TV é inevitável, recorro aos CSI da vida, ao CQC, e outros programas menos toscos dos quatro canais que pegam em minha TV (é eu não tenho parabólica).
É a manipulação em massa, vedando os olhos da sociedade para o fundamentalmente importante, e traçando novos caminhos na mente. Todo mundo quer ser uma Helena do Manoel Carlos, todo mundo quer ter “Páginas da vida” ou viver em “Araguaia”, isso sem falar de Ribeirão do Tempo com maus atores e uma trama idiota. Tudo isso cegando a população e tirando o foco.
Quando não estamos sentados quase que todo o nosso tempo em frente da TV vendo telenovelas baratas (quer dizer, de baratas não tem nada, são milhões gastos nessas porcarias), estamos vendo os telejornais sensacionalistas que falam dos dramas das pessoas, mas não te impulsionam a ajudar nem te explicam como você pode fazer isso.
(Bom, na verdade o fantástico de domingo usou alguns atores dizendo: -Ajude, faça sua parte doe, bábláblá...)
O que me deixa louca é a ausência absoluta de programação decente e educativa nos canais abertos. Então quer dizer que pra ter uma programação boa precisamos de TV por assinatura:???
Eu acho que isso também é manipulação, força você a querer adquirir essas pequenas anteninhas salvadoras pra te livrar de ver novela na globo, a tarde e a noite inteira. E no domingo então, Faustão, Gugu e agora Ana Hickman e Eliana. Meu Deus acabou o mundo....
Ontem numa conversa delongada e saudável com minha mãe por telefone, estávamos discutindo o quanto a internet tem sido boa. Minha mãe, no alto de seus 56 anos adquiriu um notebook e tem se interado de todas as informações possíveis a maior parte de seu tempo vago. Acho que herdei o ódio de novelas dela...hahaha Ela nunca gostou, sempre que assiste fica xingando os personagens e o autor, confesso que quando assisto Tv com ela até gosto, pelo menos a gente ri...hahahah
Então, fiquei pensando ontem acerca da necessidade de inserção cultural na população, se todo mundo achasse a programação da Tv aberta uma bosta não haveria audiência e em conseqüência eles seriam obrigados a mudar a programação, por isso quero iniciar um movimento: o movimento dos antibobagemnaTV, quem quiser me acompanhar, basta não ligar a TV quando estiver passando uma idiotice dessas, ouça uma música, leia um livro, vá fazer coisas saudáveis, amplie sua mente... O slogan da campanha será: não seja um retardado, mantenha tudo desligado.... hahahaha
Vamos boicotar as TV’s malditas e cheias de programação ruim que ganham dinheiro em cima da desgraça alheia e ensinam a população a fazer tretas pra vencer na vida com suas novelinhas de 5.ª categoria. Se quiser participar, será bem vindo!!!!

A intenção é não deixar essas TV’s fecharem os olhos da população dos problemas sociais que acontecem na cara delas; - bom, a geladeira até pode estragar, mas sem TV eu não vivo - disse uma senhora depois de ter sua casa alagada.
A coisa está tão feia que a água está entrando na casa das pessoas pela porta da frente e elas estão paralisadas sem força para fazer alguma coisa, afinal a novela das 8 acabou de começar...
O que quero dizer é que há um jogo de manipulação em tudo isso, se brincar essas TV’s são dos nossos prefeitos, vereadores, e nem sabemos disso... no fundo eles devem adorar isso, enquanto estamos com os olhos grudados na TV não estamos prestando atenção na direção que está indo nosso dinheiro público.
Há sim um grande controle no que a TV expõe para a população ver, e isso me deixa indignada, na verdade eu até me pego às vezes sentada em frente a TV vendo o Datena falar sobre homens-monstros, asm havemos de não deixar que a TV manipule nosso olhar, que os Big Brothers da vida não nos deixem ver que a coisa tá preta.
Minha intervenção eu faço do jeito que posso, e começo pelo movimento.
Estão todos convidados!



3 comentários:

Lino Melhado disse...

Lia, posso te convidar a conhecer meu projeto de quadro (ou programa) para TV?
Tem tudo a ver com sua colocação...
veja boasideiasparatv.blogspot.com

Alana disse...

Conte comigo. Quando comento que não assisto TV aberta há mais de 5 anos os ouvintes revelam expressão de tamanha surpresa como se isso fosse algo estranho e absurdo. É, de fato, talvez eu seja um alienígena cuiabano. Mas, sabe que nos canais pos assinatura também existe muita besteira, e, pior, besteira cara e com rotulagem cult. O melhor e não gastar o tempor em frente às TVs. Deus salve os livros!!!

LiA caRoL disse...

Amém!!!

Postar um comentário