Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2010

LOMBINHO DEFUMADO

Há dias tenho tentado escrever, mas acho que minha indignação é tanta que não saem palavras, fico catatônica... mas hoje...hoje foi impossível não escrever nada sobre o que vem acontecendo com o mundo... aliás com o meu mundo, porque o dos outros eu não entendo, e nem poderia, acho que está tudo ao contrário...
Mas hoje eu precisava falar , eu precisava gritar...
Sabe quando o que tem dentro da gente é maior do que o que tem fora???
Daí dá uma vontade de transcender. Ir pra lá...
É isso que eu queria: ir pra lá
- Pra onde?
Pra qualquer lugar onde eu possa gritar bem alto... e respirar bem fundo sem me intoxicar...

To me sentindo um lombinho defumado, cozido e pesado... cujo cérebro parou em meio à fumaça aspirada.

Pra esse lugar virar deserto só faltam os camelos e as dunas... aliás no deserto não há vegetação para queimar, então há por lá um ponto de vantagem, por aqui ainda há verde pra queimar, e eles queimam... queimam... queimam...
Cáceres se tornou uma chaminé... aliás o Mato Grosso vai deixar de ser Mato e se tornar Cinza Grossa... porque é só isso que vai restar... cinzas... e mais pó pra somar a poeira que já existe...
Eu deduzo que as pessoas acordem de madrugada só pra colocar fogo em seus quintais e adjacências, só pode... porque mesmo durante a noite pode se ver a névoa de fumaça que se espalha no céu, que desde madrugada já nos coloca numa sensação térmica pior que a do inferno, lá pelo menos na há mosquitos... Já aqui...
Nem sei dizer o que vem primeiro, se minha indignação contra as queimadas domésticas e florestais e aí uma tristeza infinita com o fato de as pessoas estarem acabando com a coisa mais preciosa que temos ou vice-versa...
Na verdade esse meu sentimento cinza é da cor desse céu de setembro, ainda temos tempo pra ficar na fumaça... ainda há tempo para esses seres impregnar sua maldade com a mãe das mães, a natureza...
Cada vez que paro pra pensar fico numa tristeza infinita que envolve tanta coisa...
Há ainda esse período pré-eleitoral, e toda a cafajestagem que aparece a cada horário eleitoral. E a graça é tanta que pareceria um programa de humor se não fosse trágico pensar que são esses palhaços que vão nos representar perante as hierarquias da democracia fajuta que existe nesse país.
Pois bem, nem sei o que é pior, aliás, se é que os dois não estão em pé de igualdade, NE? Afinal, se houvessem políticas públicas para o enfrentamento e combate ao fogo criminoso, provavelmente estaríamos respirando melhor nesse setembro enfumaçado.
Há fumaça na minha caminhada, há sentimento cinza e olhos ardendo nas noites quentes dessa primavera... E as notícias não são animadoras... as chuvas ainda não virão... mas as eleições sim...
Dessa vez eu queria poder ter um candidato ambientalista pra poder votar nele, queria poder pedir pra que medidas de urgência fossem tomadas... queria pedir pra pouparem a natureza.
Não tenho um candidato pra votar, aliás nem sei em quem vou votar ainda, a coisa ta tão difícil que o lema poderia até ser “De ruim por ruim, vote em mim...”, quase como um tiririca da vida, que está praticamente eleito com um tema repugnante do tipo “eu não sei o que faz um deputado, nem vc, então vota em mim pra gente descobrir...” ou “quero ajudar as famílias carentes, inclusive a minha...”
De fato, o Jô tem razão “De humorista por humorista, vote num profissional”...
Quem sabe esse cara faça alguma coisa decente pelos outros não-familiares...
Só sei bem que já não respiro direito há dias, é uma falta de ar que vem da fumaça que tomou conta do ar e uma asfixia causada pelo enjôo que me dá toda vez que eu vejo deputado apertando a mão de pobre na rua... hipocrisia... pão e circo, em pleno século XXI.
Me indigna profundamente saber que em plena evolução tecnológica, o homem não é capaz de respeitar a única coisa pela qual a tecnologia não tem feito nada, a natureza... e me indigna ainda mais saber que vai continuar assim porque a cada eleição a única coisa que muda é meu sentimento de esperança, que cada vez está mais falido... assim como nosso sistema.
Só sei que não voto em corpo vazio e não ponho fogo em nada, muito menos naquilo que tenha vida... não mato a natureza e não contemplo politicagem de safadeza...

Pra ser sincera, nem sei ao certo o que dizer, a minha catarse é tão grande que fico sem palavras...
Fico tentando me exorcizar... botar pra fora a fumaça que engoli... pra pensar melhor, com clareza... Mas esse espetáculo pré-eleitoral faz minha razão entrar em colapso. Trata-se de uma peça teatral aonde somos apenas o público, sem direito a opinar na fala dos atores ou sequer modificar o roteiro da peça... Está errado.

A política deveria sim ser um espetáculo, mas de democracia, cultura, conhecimento, e quem deveria decidir o roteiro, éramos nós, eu, você, cidadãos comuns...

Mas sinceramente, o que se pode esperar de uma população que não possui sequer consciência ambiental, aliás consciência de sua saúde e os malefícios que o fogo causa...
Sinceramente, a população tem os candidatos que merecem...
O povo tem o governo que merece...
E se sobrevivermos à esse setembro, no próximo mês votaremos em quem nos convenceu mais, em quem for melhor ator, porque o círculo não vai parar enquanto não houver de fato consciência cidadã...

Quem não respeita o mundo que habita e os animais que vivem nele, não pode ser capaz de fazer boas escolhas, porque já começou fazendo a pior, a de ser alheio à vida.

3 comentários:

Universo em retalhos disse...

Oi Lia, adorei seu texto...
Concordo com a maioria das coisas que você disse. Tbm estou revoltado e assustado com a nuvem de fumaça que cobre o Estado! E o que mais indigna é que mesmo nessa situação de catástrofe ambiental, ver esse grupo de políticos-latifundiários falar em fomento ao agrobusiness (não sei se é assim que escreve), o que pra mim é na verdade "plantantion"!
Por isso eu voto na Marina Silva para Presidente do Brasil!
Parabéns pelo texto!
Bjos

Here Comes The Moon disse...

Lia, que texto magnífico!
Simplesmente tu disse a realidade!
Enfim, eu sempre digo o que tu cita a cima.. "a população tem o governante que merece", afinal, foi ela mesmo que elegeu, não é?!
A política está cada vez mais suja, mais medíocre.. isso é fato!
Agora a questão das queimadas... ultimamente é praticamente impossível ver o céu, que devia estar azul e está cinza! Cada dia que passa há mais fogo, conseqüentemente há fumaça.. é triste, é revoltante, pq a população não tem um mínimo de consciência da gravidade de sua ação!
Adorei o texto, adorei mesmo!
Pra falar a verdade, eu adorei o teu blog.. parabéns!

Beijos

LiA caRoL disse...

Acho simplesmente fascinante essa troca que é possibilitada pelo rizoma que é a internet.
Essa troca de conhecimento e de opiniões, e de fato poder compartilhar minhas idéias com você Vinni, que é alguém que admiro e respeito muito, sua opinião é sempre crítica e ser elogiada por você é uma honra...E a Díh então, que escreve lindamente, receber elogios de pessoas assim é maravilhoso.
Obrigada por compartilharem de minhas opiniões, certamente vocês fazem parte da minha vida de alguma forma...
Bjoss!!!

Postar um comentário